Uma lição de empreendedorismo com Provérbios

girl-idea-free-desktop-wallpaper-598x336

Nesta manhã estava lendo o livro de Provérbios e sempre é uma leitura repleta de sabedoria. Um capítulo em especial prendeu a minha atenção. E acredite, apenas um capítulo daria um livro sobre empreendedorismo e lições práticas de administração!

Você tem um projeto ou uma ideia? Literalmente, é necessário levantar do sofá e arregaçar as mangas. Existem muitos trechos na Bíblia sobre isso, porém, vamos nos atentar apenas a Provérbios 20, ok!?

“O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada.” Provérbios 20:4

Se não devemos ser preguiçosos, automaticamente implica em uma ação. É preciso além de sabedoria, auto-conhecimento. Vasculhar o mais profundo do seu coração e o que Deus quer de você. Muitas vezes de um desejo mais profundo, e impossível aos seus olhos, é onde estará seu tesouro, aquilo que está reservado para você da parte de Deus. Busque sabedoria e criatividade do alto para o que está no seu interior!

“Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.” Provérbios 20:4,5

Tenha coragem e ousadia! Não pense que é fácil para mim falar sobre isso. Na verdade, ano passado Deus deu a direção para sair da área de atendimento sem nenhuma perspectiva em vista. Foi uma decisão muito difícil, afinal, todos temos contas a pagar! Quer saber o que Deus fez nesses seis meses? Em menos de um mês consegui entrar como assistente de produção em um espetáculo pela primeira vez profissionalmente (e durante o processo fui promovida à assistente de direção!), entrei na UFPR para cursar Tecnologia em Produção Cênica (sem passar pelo vestibular devido à primeira graduação em Jornalismo), meu esposo está lançando seu primeiro livro e eu escrevendo um, estou servindo a Deus com o espetáculo Abraão Pai de Multidões no Teatro Fernanda Montenegro e consegui estágio na área para trabalhar com teatro de bonecos.

Sabe o que eu penso de tudo isso? Precisamos ter além de amor e paixão, fidelidade ao que Deus confia nas nossas mãos, ao nosso chamado e à nossa visão. O resto Deus fará, mesmo que demore alguns meses ou anos… Você está disposto a perseverar?

“Muitos há que proclamam ter constante amor, mas o homem fiel quem o achará?” Provérbios 20:6

O Senhor se agrada quando somos justos e temos retidão nas nossas ações. Não tenha duas maneiras de agir e note que as mesmas palavras são reforçadas! Seja íntegro e isso perpetuará depois de você!

“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos! (…) Pesos adulterados e medidas falsificadas, são coisas que o Senhor detesta. (…) O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam.” Provérbios 20:7,10,23

Seja íntegro com todas as pessoas que estarão envolvidas ao seu redor e em seus projetos! “Não vale isso! Não vale isso! “, diz o comprador, mas, quando se vai, gaba-se do bom negócio.” Provérbios 20:14. E evite a mentira, pois bem sabemos a sua origem maligna! “Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca.” Provérbios 20:17

Porque você deseja estar onde quer chegar? Permita que seus recursos abençoem e tenha discernimento para administrá-los! Tenha uma visão de reino e abandone as visões de negócio sem propósito eterno.

“Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho; sirva ela de penhor de quem dá garantia a uma mulher leviana.” Provérbios 20:16

E como saber o caminho certo conforme o que foi escrito acima? A sabedoria está em bons conselhos e na prudência! A versão King James é ótima referente a esse assunto:

“Os planos realizados mediante sábios conselhos têm bom êxito; mesmo na guerra é necessário uma boa estratégia.” Provérbios 20:18

Não difame seus concorrentes ou quem se levanta contra o que Deus têm te dado! Tenha honra, principalmente com seus pais, e certamente isso influenciará seus projetos! Não tenha pressa!

“Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais. Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão. A herança que se obtém com ganância no princípio, no final não será abençoada.” Provérbios 20:19-21

E quer saber mais? Tem muitas outras preciosidades no capítulo inteiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s