A boca fala do que o coração está cheio. E as redes sociais?

549847_421782891247390_2143343322_n_large

“Meu facebook fala do que o meu coração está cheio”, você já leu essa frase? Talvez, se o apóstolo Lucas vivesse no nosso tempo, acredito que ele reescreveria Lucas 6:45 de outra forma. “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua ‘rede social’ fala do que está cheio o coração”. Seja Facebook, Twitter, Instagram, Skype, Tumblr, Pinterest, etc…

Hoje em dia isso é tão real e tão sério que até o ambiente corporativo trabalha indiretamente com esse princípio bíblico. “Você se preocupa com o seu comportamento nas redes sociais, o que comenta, o que curte, as fotos que posta, o horário que as publica e até os seus contatos? Pois deveria. Cada vez mais, na hora de selecionar um candidato para uma vaga de emprego, os recrutadores de recursos humanos (RH) têm utilizado redes como o Facebook, o Linkedin e o Twitter para conhecer e avaliar melhor os candidatos. Já há casos de companhias que pedem, inclusive, para que sejam enviados os links de perfis nas redes sociais juntamente com o tradicional currículo”, publicou recentemente o jornal Montes Claros.

“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” – Provérbios 21:23. Em outras palavras: o que guarda as suas redes sociais e tudo que posta, guarda o seu coração da cultura do mundo.

O fato é que não conseguimos esconder das pessoas por muito tempo o que temos em nosso interior.“Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente” – Salmos 5:9. O que Jesus chamou de sepulcro caiado (Mateus 23:27). E fato mais que certo, é, que Deus conhece o nosso coração melhor que nós mesmos.

No mercado de trabalho há essa tendência. E, no contexto cristão, dois questionamentos resumem bem onde quero chegar. Se Deus olhasse seu perfil de rede social ele se agradaria de você? Vou um pouco mais além… E se o seu futuro cônjuge visse hoje suas redes sociais, ele se aproximaria de você?

Eu já fui solteira. Sim, eu sei como é (não queira vir me dizer que eu não entendo você porque sou casada, ok?). Estou cansada dos mimimi de plantão. Foi uma chatice a murmuração dos solteiros no último Dia dos Namorados. Sinceramente, se eu fosse solteira e estivesse interessada em alguém com esse perfil público, pensaria duas ou três vezes antes de seguir em frente.

Olha que legal a dica que a minha querida amiga Juliane Couto publicou em seu Facebook no dia 12 de junho: “Dica de lazer para os (a) solteiros (a) nesse 12 de Junho: Leitura dos Romances Bíblicos. Eu escolhi Boaz e Rute (livro de Rute) Mas, tem outras opções: Isaque e Rebeca (Gênesis 24) Davi redime Abigail(I Samuel 25) E claro, o poético e romântico Cantares de Salomão… A minha leitura valeu a pena, Graças a Deus!! Porque na Palavra de Deus a gente encontra TUUUUUDOOOO o que precisa!! Boa noite!!”. Precisa dizer mais alguma coisa? Até eu, que não sou solteira, fui tremendamente ministrada com esse comentário!

Outra coisa que profundamente me incomoda são as meninas (sim, as princesas do Senhor!), que ficam postando fotos de decotes e com poses sensualizadas. Minha irmã, minha querida, você não precisa disso para chamar a atenção dos rapazes. Você pode estar levando ao caminho do pecado o seu irmão. Pensa que triste você ter que responder a Deus porque tentou a um rapaz?

Por muito tempo, fui ministrada sobre o que eu postava por aí. Até que aprendi que meu coração e todo e qualquer sentimento deve ser derramado na presença de Deus. Outra versão moderna que circula pelas redes sociais é: “O tolo coloca tudo que pensa e sente no facebook/twitter. O sábio leva tudo à Deus em oração”. Doeu, né!? Mais um versículo: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói” – Provérbios 13:3.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” – Efésios 4:29. De que adianta não falar com nossa boca nenhum palavrão, se o que nós temos publicado por aí tem desonrado o nome de Cristo? Será que nossos perfis públicos edificam, ou pior, afastam outros da fé e de conhecer a Verdade?

Santidade não é dar indiretas pro irmão na internet. Santidade não é falar mal do próximo onde todo mundo vê (e muitas vezes só por curiosidade!). Santidade não é falar mal de autoridades governamentais ( falar mal é desonra, o que não quer dizer que não podemos questionar, são palavras com significados bem diferentes), liderança e da igreja de Cristo de forma pública. Quer criticar, quer mudança? Que tal a revolução do agir diferente começar por você? Santidade também é o que sai do nosso interior. Santidade também é tudo que postamos e tweetamos.

***

Veja as dicas da consultora de RH Manoela Costa para utilizar (bem!) as redes sociais:

(Fonte: Site Conexão Empregos)

O que não fazer na rede:

– Falar mal da empresa ou dos colegas/chefes

– Divulgar informações confidenciais como faturamento, clientes, etc

– Expor os concorrentes

– Postar fotos internas (festas, confraternizações)

– Publicar comentários pejorativos

– Tornar público conteúdo muito pessoal

Boas dicas para não fazer feio:

– Utilizar a rede para estratégia de Marketing

– Ampliar a rede de relacionamento

– Receber comentários ou elogios de pessoas antenadas (avalie notícias de mercado, acontecimentos no mundo, etc)

– Utilizar as redes como ferramenta de pesquisa sobre as empresas

– Participar ativamente de grupos de interesse/área de formação/grupos de trabalho

– Ser referência em algum assunto / tema (ex: blogs de trainees, moda etc)


Anúncios

3 pensamentos sobre “A boca fala do que o coração está cheio. E as redes sociais?

  1. Ebaaaaaaaaaa, mais um texto da Gi.

    Amém, é assim mesmo amiga! Temos que sempre vigiar, pois nem todas as pessoas do nosso Facebook convivem diretamente conosco e isso, muitas vezes, acaba mostrando algo a mais sobre nós que nem todos necessitam saber. Tem tanta gente que expõe sua vida por completo, pois é um meio de chamar a atenção para si para que seu ego seja massageado.
    Temos que vigiar sobre o que vamos falar sobre Deus tbm. Pq mtos podem ser alcançados pelo nosso testemunho em Deus por meio do nosso Facebook, Twitter, etc.

    Parabéns amiga. Que Deus te abençõe.

    • Esse assunto dá pano pra manga Cy! Acredito que aprofundando ainda dá um livro só sobre isso… Realmente, tem algumas pessoas que passam dos limites.
      E mesmo cuidando do que postamos, já fui mal interpretada e alvo de duras críticas. Todo cuidado é pouco.
      Deus te abençõe muito também!

  2. A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÂO
    (LC.6.45)
    (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (IS.66.5) Ouví a palavra do Senhor, vós que a temeis; (IS.30.15) porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (LS.7.15) Mas Deus me fez a graça de que eu fale segundo o que sinto, e de que presumisse cousas dignas destas que me são dadas; (EF.3.16) para que, segundo a riqueza da sua sabedoria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no Homem interior; (2TS.3.2) e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos: (IS.22.4) Portanto digo: (AP.2.7) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: AP.13.10) Aqui está a perseverança e a fidelidade dos Santos: (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo; (RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus:
    (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DT.4.20) Como hoje se vê: (EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem:
    (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (GL.1.20) Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto; (1PE.2.6) pois isso está na Escritura:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s