“Um coração perfeito em todos os dias”

silver__crown_by_peaceofshine-d385zyd

Esses dias li uma história bem interessante. Daquelas que te fazem meditar por dias e dias. E com um final tão surpreendente não seria para menos. Confesso que estou só ‘enchendo linguiça’ mesmo nesse primeiro parágrafo para aguçar a sua curiosidade.

Vamos à mais informações do nosso personagem. Primeiro, ele é um rei. Algum palpite? Ele fez o que era bom e reto aos olhos de Deus. Seu exército era formado por homens valentes. Com tantas dicas, ficou mais fácil agora, certo? Ah, ele também clamava a Deus antes das batalhas.

Já sei, você apostou no Rei Davi? Eu também lembrei da mesma pessoa ao ler a história do Rei Asa (2 Crônicas:14-16). E sabe o que mais me surpreendeu? Foi o versículo 17 do capítulo 15, onde está escrito: “Contudo o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias”.

Não sei se você pensou a mesma coisa que eu ao ler este versículo, mas quando eu li, minha mente se encheu de questões, e óbvio, uma clara associação à Davi. “Uau! Que personagem! Mas se ele foi perfeito porque não é um personagem do mesmo porte ou com o mesmo destaque de Davi? Porque nunca ouvi uma pregação sobre Asa?”.

Esse pensamento se confirma com algumas questões interessantes sobre o Rei Asa. Em seu reinado houve paz, DURANTE 35 ANOS, pois ele destruiu os deuses estranhos e inclusive tirou sua avó, a rainha-mãe Maaca do trono porque ela havia criado um ídolo para si.

Porém na sequência, (2 Crônicas 17:15), lemos que os altares idólatras não foram destruídos. Isso, na minha opinião, mostra não cortar os laços com o passado e uma maneira de seguir a Deus pela metade, mesmo que imperceptível. No versículo seguinte, há um indício bem nítido de que ele trouxe coisas mundanas para a casa de Deus.

Mas o erro fatal do Rei Asa, foi se esquecer de Deus em uma batalha e pedir ajuda a um dos inimigos. Sim, aquele que foi perfeito de coração em todos os seus dias, não buscou refúgio naquele que por tantas vezes lhe deu descanso. Ao ser confrontado por um enviado de Deus, ele se RECUSOU a aceitar a verdade sobre si mesmo.

Sabe como foi o seu fim? Oprimiu ao seu povo e foi acometido de uma grave doença. “Contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas somente os médicos “. 2 Crônicas 16:12 Depois desse fim trágico, sim, ele não resistiu.

Essa história me ensina muitas coisas. Uma das principais é que não devemos buscar tão somente ter um coração perfeito para com Deus. Isso pode passar. “O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis”. 2 Crônicas 15:2

Mas se Deus tiver o nosso coração, de todo coração, aí sim é que não conseguiremos passar sem ele. “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s